sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Curso Superior de Serviço Social

Renovação de Reconhecimento Portaria Nº 01/2012, DOU 09/01/2012.

MISSÃO DO CURSO
Garantir uma formação abrangente que articule ensino, pesquisa e extensão, e que possibilite a capacitação teóricometodológica, ético-política e técnico-operativa do Assistente Social.

OBJETIVO DO CURSO
Garantir uma formação abrangente que articule ensino, pesquisa e extensão, e que possibilite a capacitação teóricometodológica, ético-política e técnico-operativa do Assistente Social. Qualificar, permanentemente, o corpo discente, de forma que este compreenda a complexidade da sociedade moderna e responda com competência teórico-prática, a essa complexidade.

PERFIL DO EGRESSO
O bacharel em Serviço Social é um profissional que atua no trato da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. É dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho. Desenvolve trabalho coletivo e comprometido com os valores e princípios da ética, dos direitos humanos e do código de ética da profissão. Suas principais características são: Criticidade (habilidade de analisar as relações sociais nas quais se insere seu fazer profissional de modo a decifrar sua historicidade e contradições da sociedade); Competência Teórica (ter amplo conhecimento das ciências sociais, de vertentes filosóficas contemporâneas); Competência Política (saber posicionar-se profissional e politicamente nos espaços sócios-institucionais); Competência Técnica (saber fazer com eficiência mediante amplo conhecimento dos instrumentos, técnicas e práticas profissionais); Compromisso Social (com transformações da sociedade e emancipação humana). O Assistente Social desenvolve suas atividades, predominantemente, junto aos segmentos sociais pauperizados, no sentido de garantir o acesso aos direitos sociais. Seu trabalho consiste no desenvolvimento de pesquisas, planejamento, organização e gestão dos serviços sociais; na assessoria aos programas ou projetos de caráter sócio-educativo; na produção de conhecimentos acerca da realidade social nos vários campos nos quais atua; na gestão de políticas de pessoal em empresas, sindicatos, instituições ou organizações públicas e privadas e nos movimentos sociais. Diante do exposto pretendemos formar profissionais críticos, criativos e comprometidos, permitindo a estes a compreensão da questão social, elaboração de propostas, bem como o domínio de um conjunto de métodos e técnicas de ação nesses processos sociais.

MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho para o Assistente Social é amplo. Ele pode atuar em diferentes áreas e setores, tais como: secretaria estaduais (regionais) e municipais, principalmente nas áreas de saúde, do judiciário, de assistência, educação, criança, adolescente, família, idoso; centros comunitários; instituto de seguridade social; hospitais e clínicas; empresas, sindicatos. Na esfera pública, o profissional atua ainda em Fóruns e Conselhos vinculados às Políticas Sociais, da Assistência, da Saúde da Criança e do Adolescente, seja no plano de defesa e do exercício dos direitos dos usuários destas políticas, seja no âmbito do controle social das mesmas, bem como de planos, projetos e orçamentos. Na esfera privada, sua intervenção tem demanda em áreas de gerência de recursos humanos, administração de benefícios, de planejamento e execução de projetos sociais. Pagar

Nenhum comentário:

Postar um comentário