sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Curso Superior em Psicologia

Portaria Nº 40, 05/02 2014, DOU 06/02/2014.

MISSÃO DO CURSO

A Missão do Curso de Psicologia é formar profissionais comprometidos com a realidade regional. O interesse do psicólogo, ao pôr em prática sua capacitação profissional, deverá estar voltado para o bem-estar social, para a produção de benefícios acessíveis a todos. Para isso, o profissional formado deverá ser capaz de avaliar as condições de vida da Região e de interferir na mudança dessas condições, sempre buscando servir à comunidade na medida de suas necessidades.


OBJETIVO DO CURSO

O objetivo geral é a formação de Psicólogos com sustentação científica, postura ética reflexiva, qualificados para o exercício técnico e profissional em Psicologia. Almeja–se a formação de um profissional adaptável e com suficiente autonomia intelectual, capacitado para a busca contínua de conhecimentos após a graduação, e comprometido com as transformações sociais.
Assim, o Curso de Graduação em Psicologia da FLS tem como meta central a formação do Psicólogo voltado para a atuação profissional, para a investigação científica e para o ensino de Psicologia.
O Curso de Graduação em Psicologia da FLS tem como objetivos específicos:
• Proporcionar aos alunos uma formação geral, sólida e integral na área da Psicologia;
• Ministrar os conteúdos essenciais previstos na estrutura curricular por meio das atividades teóricas, práticas e complementares, de forma integrada, contemplando as ênfases previstas no Projeto Pedagógico do Curso;
• Desenvolver as competências e habilidades gerais e específicas necessárias ao exercício do profissional graduado em Psicologia articuladas aos contextos nacional, estadual e municipal;
• Desenvolver as atividades curriculares, na busca da interdisciplinaridade, tendo como base a construção do perfil almejado e a integração entre ensino, investigação científica e extensão;
• Promover a articulação das atividades teóricas e práticas desde o início do processo de formação do psicólogo, permeando–a de forma integrada e interdisciplinar;
• Possibilitar ao aluno, juntamente com o conhecimento teórico, habilidades práticas que permitam a conjugação eficaz e o domínio das teorias e técnicas relacionadas ao exercício da profissão;
• Possibilitar ao aluno desenvolver a postura reflexiva e a visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica;
• Estimular dinâmicas de trabalho em grupos, por favorecerem a discussão coletiva e as relações interpessoais;
• Fomentar a valorização das dimensões éticas e humanísticas da profissão, desenvolvendo no aluno atitudes e valores orientados para a cidadania e para a solidariedade;
• Estimular a investigação científica e a extensão, visando à produção e à divulgação do conhecimento adequado à realidade social, assim como a adequação da formação oferecida às demandas da sociedade;
• Incentivar a atuação do aluno junto à comunidade, como forma de, não apenas prover o atendimento às suas necessidades, mas também de tomar consciência dos principais problemas que a afetam;
• Estimular a inserção do Psicólogo no atendimento no Sistema Único de Saúde – SUS;
• Fortalecer o reconhecimento do futuro profissional como agente transformador do processo de trabalho, procurando contribuir no aperfeiçoamento das dinâmicas institucionais, observando os princípios éticos e humanísticos;
• Assegurar a formação de um profissional em psicologia, capaz de problematizar e propor ações no âmbito social.
O Projeto Pedagógico Complementar para a Formação de Professores de Psicologia da FLS tem por objetivos gerais:
a) complementar a formação dos psicólogos, articulando os saberes específicos da área com os conhecimentos didáticos e metodológicos, para atuar na construção de políticas públicas de educação, na educação básica, no nível médio, no curso Normal, em cursos profissionalizantes e em cursos técnicos, na educação continuada, assim como em contextos de educação informal como abrigos, centros sócio–educativos, instituições comunitárias e outros;
b) possibilitar a formação de professores de Psicologia comprometidos com as transformações político–sociais, adequando sua prática pedagógica às exigências de uma educação inclusiva;
c) formar professores de Psicologia comprometidos com os valores da solidariedade e da cidadania, capazes de refletir, expressar e construir, de modo crítico e criativo, novos contextos de pensamentos e da ação humana.


PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Graduação em Psicologia da FLS visa à formação de graduados em Psicologia que evidenciem competências básicas nas diferentes orientações teórico–metodológicas e capacidade de integrá–las, de forma crítica, à prática ao longo de sua formação acadêmica até sua ação profissional.
O Curso de Graduação em Psicologia, a partir de uma concepção generalista e pluralista de formação, ao atender as Diretrizes Curriculares Nacionais, busca garantir a formação do graduado em Psicologia voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia. Capaz de realizar exercício de crítica, criatividade, autonomia, comunicação, iniciativa e cooperação, este profissional estará apto a utilizar os múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais bem como será capaz de reconhecer a diversidade de perspectivas que norteiam a compreensão do ser humano, promovendo a interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico.
A partir de um ideal de cidadania, compreendido como a concretização dos direitos que permitem ao indivíduo sua inserção na sociedade, este profissional estará apto a atuar em diferentes contextos com base nas necessidades sociais e direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades, a partir de intervenções políticas e científicas adequadas e eticamente orientadas.
O egresso do Curso de Graduação em Psicologia da FLS estará apto a:
• Inserir–se profissionalmente nos diversos níveis de atenção à saúde, atuando em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando–o e valorizando–o;
• Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
• Contribuir para o bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, deontológicas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
• Elaborar criticamente o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do graduado em Psicologia, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária, pública ou privada;
• Desenvolver o senso crítico, investigador e conquistar autonomia pessoal e intelectual necessária para empreender contínua formação na sua práxis profissional;
• Desenvolver e executar projetos que contribuam na produção do conhecimento, socializando o saber científico produzido;
• Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo–a como uma forma de participação e contribuição social;
• Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;
• Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;
• Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais e o público em geral;
• Encaminhar o cliente, quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;
• Desenvolver atividades de socialização do saber técnico–científico na sua área de atuação, através de aulas, palestras e conferências, além de acompanhar e incorporar inovações tecnológicas pertinentes à sua práxis profissional.
Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 05/2011, o Curso de Graduação em Psicologia oferece duas ênfases:
• Ênfase I - Psicologia e Processos de Gestão;
• Ênfase II - Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde.


MERCADO DE TRABALHO

O profissional formado no Curso de Psicologia da Faculdade Dr. Leão Sampaio deverá estar habilitado para investigar, avaliar e intervir preventivamente e/ou terapeuticamente em nível individual, grupal e institucional, dentro de um enfoque teórico específico, considerando o contexto onde se situam os conflitos, os limites e as possibilidades. O psicólogo terá a possibilidade de atuar nas seguintes áreas, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho (versão 2002): Área social e comunitária: atuação em agremiações esportivas e comunitárias, instituições de serviço social, unidades de atendimento primário à saúde, associações de bairro, instituições públicas e privadas que lidam com programas de recursos humanos, unidades de reabilitação e reintegração social. O profissional desta área também deverá atuar no planejamento de políticas de saúde ambiental e de transformações psicossociais; nas pesquisas acerca das condições de interações sociais em famílias, grupos e instituições, no estudo das condições de lazer, esporte e moradia em sua dimensão psicossocial e na prevenção de transtornos psicossociais relacionados às condições familiares, ambientais e de trabalho. Área clínica e da saúde: atuação em ambulatórios, hospitais, clínicas e postos de saúde, além de unidades especiais de reabilitação e integração social em saúde mental. O profissional desta área deverá desenvolver psicodiagnóstico, avaliação de habilidades interpessoais, psicomotoras e intelectuais; psicoterapia individual, grupal e familiar, prevenção e tratamento de problemas psicológicos; elaboração de laudos e implementação de programas de promoção de saúde mental. Área educacional: atuação em instituições de ensino, creches, instituições de atenção integral às crianças e adolescentes e em agremiações esportivas e comunitárias. O profissional desta área deverá desenvolver levantamento e planejamento das condições de aprendizagem, avaliação de problemas psicopedagógicos, orientação de pais, professores e educandos e análise e intervenção na relação entre aprendentes, comunidade e escola. Área do trabalho: atuação em indústrias, empresas, organizações e instituições públicas e privadas que lidam com recursos humanos. O profissional desta área deverá atuar no planejamento e execução de recrutamento e seleção de pessoal, no treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, na avaliação de desempenho, no diagnóstico e desenvolvimento organizacional, no aconselhamento pessoal, no planejamento e prevenção de transtornos psicossociais relacionados ao trabalho e na assessoria de políticas de pessoal.
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